Home
A Entidade
Destaques
Jurídico
Fique Por Dentro
Lazer
Convênios
Financeiro
Links
Fale Conosco

Cadastre seu e-mail
para receber o
boletim em rede




Consulte aqui
o andamento do seu processo: Portal da Justiça
Federal - 4º Região
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

25/03/2008

Reunião do Setor das IFES decide por paralisação de 24h no dia 1º de abril

Os professores aproveitarão o dia 1º de abril, popularmente conhecido como dia da mentira, para fazer uma paralisação de 24 horas a fim de denunciar as mentiras do governo Lula sobre o reajuste salarial dos docentes, política de sucateamento da educação e a expansão do ensino superior público sem condições de qualidade.

O encontro do Setor das IFES, realizado nos dias 16 e 17 de março, deliberou a realização de uma semana de mobilização nacional entre 31 de março e 4 de abril. O objetivo será de pressionar o governo a restabelecer as negociações salariais, tendo em vista às distorções nas carreiras de ensino superior e de 1º e 2º grau que as propostas do governo apresentam.

Mesmo havendo concordância das partes na mesa de negociações sobre a valorização do vencimento básico em detrimento das gratificações, o governo tenta impor a permanência do peso elevado dessas últimas na remuneração dos docentes.

Os professores aproveitarão o dia 1º de abril, popularmente conhecido como dia da mentira, para fazer uma paralisação de 24 horas a fim de denunciar as mentiras do governo Lula sobre o reajuste salarial dos docentes, política de sucateamento da educação e a expansão do ensino superior público sem condições de qualidade. Ao mesmo tempo em que o governo se propõe a aproximar as tabelas remuneratórias das carreiras de 1º, 2º e 3º grau, ele destrói os fundamentos das carreiras docentes estabelecidos em 1987. E faz isso devido à prioridade dada aos cursos superiores de curta duração e à descaracterização do princípio da indissiociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

As próximas duas semanas serão usadas para que os docentes possam analisar as propostas do governo, principalmente a da nova carreira para o magistério da educação básica, técnica e tecnológica.

A reunião recomendou a rejeição da proposta e as assembléias irão se posicionar, o que definirá a posição do sindicato a ser tomada em uma próxima reunião a ser realizada nos dias 5 e 6 de abril.

Segundo a decisão da reunião do Setor das IFES, os docentes irão continuar lutando para que o governo federal reabra as negociações com o ANDES. Também foi deliberado que se abra discussão na base sobre a presença do ANDES em mesa de negociação em que o PROIFES participa, já que esse grupo não é uma organização sindical e age exclusivamente em apoio ao governo.