|
 |
Boletim Eletrônico nº129 - 25 de junho de 2009 |
AGENDA |
Seminário Universidade, Crise e Alternativas – ADUFRJ
Data: 30 de junho, 1 e 2 de Julho
Local: UFRJ – Cidade Universitária- Ilha do Fundão, Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Horário: 9h
|
Reunião Setor das IFES
Data: 4 e 5 de julho,
Local: sede do ANDES-SN - Brasília-DF
Horário: 9h
Pauta:
1. Informes
2. Avaliação das providências tomadas em relação aos encaminhamentos aprovados na reunião do Setor dos docentes das IFES, realizada nos dias 13 e 14 de junho.
3. Avaliação da rodada de AGs
4. Proposta da atualização do plano de lutas do Setor para o 54º CONAD
5. Outros Assuntos
|
54° CONAD – Conselho Nacional dos Docentes do ANDES-SN
Tema central: Unir os trabalhadores para enfrentar a crise, defender a educação pública e os direitos sociais.
Data: 16 a 19 de julho
Local: Curitiba, PR
|
|
|
Vitória! Verbas para os planos de saúde serão repassadas para os servidores
A diretoria da APUFPR –SSIND informa que esteve reunida, no dia 24 de junho, com a Reitoria da UFPR tratando de diversos assuntos de interesse da categoria. Um dos principais pontos da pauta consistia no ressarcimento dos planos nacionais de saúde, até hoje exclusivamente representados pela GEAP. Na ocasião, o Reitor comunicou que obteve uma resposta favorável, vinda do Ministro Paulo Bernardo, de que os docentes
e técnicos administrativos contarão com auxílio do pagamento per capita dos planos de saúde a que são filiados. A medida agora depende da publicação da portaria que regulamenta esta questão, prevista para a próxima semana, e então, os servidores poderão receber - a exemplo do que já acontece com os filiados ao plano Geap - o reembolso de R$ 65,00 para o titular e também para cada um de seus dependentes.
Uma vez confirmada esta vitória, cumpre parabenizar as ações da APUFPR nos últimos anos na busca deste direito. A Diretoria da APUFPR se comprometeu de enviar à PROGEPE todos os dados de seus associados referentes aos planos de saúde.
|
|
Jurídico disponibiliza sistema de consulta processual na APUFPR
A fim de facilitar o acesso na busca de informações processuais relativas às ações da APUFPR, a assessoria jurídica Escritório Trindade & Arzeno Advogados Associado em acordo com essa entidade, está disponibilizando o sistema de "Consulta Processual", o qual fornecerá parte das informações inseridas no sistema interno de controle de processos jurídicos do próprio escritório.
Leia Mais...
|
CONVÊNIOS |
Mensalidades médicas sofrem reajustes
nova diretoria da APUFPR-SSind, já nos primeiros dias de gestão, está voltada para a reorganização e reestruturação de toda sistemática administrativa da entidade, e sendo assim, deu início às negociações de reajuste das mensalidades dos convênios.
Leia Mais...
|
REGISTRO |
Ministério do Trabalho restabelece registro sindical do ANDES-SN !
O Diário Oficial da União - DOU publicou no dia 5 de junho de 2009, o restabelecimento do registro sindical do ANDES-SN.
O ato ora promulgado é o resultado da luta do Movimento Docente pelo restabelecimento do registro sindical do ANDES-SN, o que certamente não alterará a postura política da entidade, mas a fortalecerá política e juridicamente. No ultimo dia 24, a Diretoria do ANDES-SN, a Comissão Força Tarefa e a Comissão Nacional de Mobilização estiveram presentes na solenidade de entrega da Certidão do restabelecimento do Registro Sindical do ANDES-SN, realizada no Ministério do Trabalho.
|
FUNDAÇÕES |
Educação aprova fiscalização de fundações universitárias pelo TCU
A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (17) dois projetos do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) que regulamentam o funcionamento das fundações de apoio de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica (PLs 3259/08 e 3283/08).
Leia Mais...
|
54° CONAD |
Prazo para envio de contribuições ao Anexo do Caderno de Textos termina em 1/7
Termina em 1º de julho o prazo para que os docentes sindicalizados possam enviar contribuições para o Anexo do Caderno de Textos do 54º CONAD do ANDES-SN, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Curitiba (PR).
O caderno original do evento já foi publicado e enviado às seções sindicais para que tenha ampla divulgação entre a base da categoria e possa subsidiar as discussões que serão levadas ao CONAD.
Leia Mais...
|
PÓS-GRADUAÇÃO |
MEC muda mestrado profissional
Para tentar incentivar a criação de mais mestrados profissionais no País, o Ministério da Educação publica hoje uma portaria estabelecendo novas regras para o credenciamento e a avaliação desses cursos. Atualmente uma espécie de “primo pobre” do sistema de pós-graduação, esses mestrados são voltados para profissionais do mercado, mas não despertam muito interesse das universidades, especialmente as públicas.
Leia Mais...
|
OPINIÃO |
Fim do diploma de jornalista: retrocesso profissional e político
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, 17 de junho, pela não obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista. Assim, qualquer pessoa, independente de sua formação, poderá exercer o Jornalismo, mesmo que tenha apenas curso primário. Pior ainda, as empresas jornalísticas poderão contratar e colocar nos cargos de repórter ou editor os seus afilhados pessoais, compadres e apadrinhados políticos, independente do preparo da pessoa para a responsabilidade destas funções.
Leia Mais...
|
NOTA |
Sucesso na mobilização contra o PLP 92/07
O ANDES-SN, como entidade integrante do Fórum Nacional de Lutas contra o PLP 92/07 – que autoriza o poder público a instituir as chamadas Fundações Estatais de Direito Privado –, participou das manifestações realizadas em Brasília, no dia 17/06, com o objetivo de barrar sua votação, na Câmara dos Deputados.
Leia Mais...
|
| |

|
|
|